UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO


UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO


A educação constitui um campo de lutas de classe, com enorme disparidade de aprendizado entre os alunos brasileiros, pois falta conhecimento sobre o que deve ser ensinado nas escolas. Um currículo comum pode ser uma alternativa de sanar essa deficiência. Mudar esse quadro é um desafio para atender os estudantes, principalmente, quando se faz um comparativo entre os estudantes da cidade com a zona rural.
O sucesso do aprendizado no ensino básico é o que vai garantir o ingresso do estudante na faculdade e, mais tarde, no mercado de trabalho. No entanto, ainda faltam escolas primárias bem estruturadas, professores com salários satisfatórios e um ensino fundamental de qualidade.
No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante esse período de vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. É, portanto, a educação básica direito inalienável das crianças e adolescentes, com prioridade para o ensino infantil.
De acordo com o MEC, 77,3% das crianças avaliadas são capazes de ler palavras, mas não de compreender textos longos. O Maranhão ainda aparece na pesquisa com os piores índices em relação à aprendizagem de alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Em matemática, 77% das crianças não sabem fazer adições e subtrações mais complexas e neste quesito, o estado fica atrás do Amapá e Sergipe.


O município de Penalva-Ma,  foi contemplado, através da Educação, com a construção de duas creches e duas quadras cobertas pelo governo federal, programa PAC2 que beneficiará mais de 300 famílias.
As creches foram construídas nos bairros: Piçarreira e Sertãozinho, onde há um grande índice de crianças vulneráveis, possibilitando a melhoria da qualidade de vida dessas famílias que serão contempladas com esses benefícios sociais. As quadras cobertas com vestiários foram construídas de acordo com a padronização do MEC, assim como as creches. 
Além desses benefícios a Educação de Penalva foi contemplada com seis ônibus escolares que irão servir de transporte escolar para os alunos que se deslocam das suas residências para a escola tendo que caminhar mais de 10 km. Tudo isso para fomentar a educação integrada neste município. Mas, infelizmente, as duas creches estão com as obras paradas ou atrasadas, que resultam em gastos sem nenhum benefício para a sociedade. Há mais de oito anos... Fique de olho!...

Comentários