GOVERNADORES NASCIDOS EM PENALVA – MA

 

GOVERNADORES NASCIDOS EM PENALVA – MA.

 

Penalva é um município brasileiro do Estado do Maranhão, com notáveis fatos ocorridos na vida do seu povo, necessários ao conhecimento escolar, na melhor forma didática e pedagógica de ensino. Conta-se, em sua história republicana, com dois filhos que chegaram ao governo do Estado. Esta narrativa é para resgatar e promover a evolução da  cultura histórica, política e literária desta terra:

1º - MANUEL LOPES DA CUNHA, nascido em Penalva, na Fazenda Descanso, em 25.07.1855, filho de José Mariano da Cunha Magaalhães, época em que este trabalhava na administração do Engenho de Sansapé, na companhia de Jesuítas e Escravos africanos. Formado em direito em Recife, foi nomeado promotor da comarca de Viana-MA., juiz, desembargador, presidente do Tribunal de Justiça e Governador do Maranhão, no período de Março a Novembro de 1.902. Entre outros, era  irmão, mais novo, de Celso Magalhães, jurista, promotor e escritor, e pai de dois vianenses ilustres, Antônio Lopes da Cunha e Raimundo Lopes da Cunha.

2º - JOSÉ JOAQUIM MARQUES, o J. J. MARQUES, nascido em Penalva, em 18.10.1.870, filho de José da Serra Marques, um dos pioneiros da freguesia  de Penalva. Ele foi eleito como vice-governador, na chapa com Urbano Santos. Com o pedido de licença do governador assumiu o governo do Estado, em 01.03.1.918, até sua morte, inesperada, em 09 de outubro, do mesmo ano. Formado em engenharia civil, pela escola de Grignon, na França, idealizou, traçou e realizou, com preciosa ajuda dos escravos, pra cá trazidos, o plano urbanístico da cidade, do qual tanto nos orgulhamos hoje, por suas ruas e quadras perfeitas e ainda ajudou o seu pai, José da Serra Marques, técnico em engenharia, a planejar e melhorar a realização dessas obras, em sua terra natal, Penalva-MA., inclusive na construção de um monumento na praça da matriz, marco histórico em homenagem aos parentes, da família Marques, pioneiros da história desta terra. Foi deputado estadual e muito lutou pela emancipação política e administrativa de Penalva, que era subordinada à Viana, conquista essa, graças a sua influência política durante o governo de Herculano Parga, em 10.08.1.915.

 

Fontes:

- Academia Vianense de Letras

- Penalva História da Fundação

  Dr. Adonae Marques Martins

- Notas e Fragmentos Históricos

   Dr. Raimundo Balby


Comentários