PENALVA, UMA CRIAÇÃO DO IMPÉRIO.

 

PENALVA, UMA CRIAÇÃO DO IMPÉRIO.


         

A criação de freguesias e vilas durante o império era uma atribuição dos conselhos imperiais. Em julho de 1.858, por proposta do conselho local os deputados da Assembleia Provincial do Maranhão, aprovaram a Lei nº510, que criou a Freguesia de São José de Penalva, desmembrando-a da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viana; lei esta sancionada pelo vice-presidente da província João Pedro Dias Vieira. Este povoado,  com apoio da igreja católica, sob o comando dos jesuítas e colonos portugueses, foi uma criação do império que recebeu o nome de freguesia, porque esta era a denominação fundiária em Portugal, para as pequenas localidades.

Nessa ocasião, regido e autorizado pela mesma lei provinciana, entra em funcionamento o Engenho de Sansapé, administrado por José Mariano da Cunha Magalhães e jesuítas, como empreendimento gerador de trabalho, renda e produção de açúcar, destinado à exportação para europa. Este engenho era a principal unidade de produção da região e por conta disso era controlado pelo governo da província, porém, pela importância econômica do momento, continuou subordinado a Vila de Viana, por força da Lei Provincial nº706, de 02/07/1.864, assinada pelo Desembargador Miguel Joaquim Aires do Nascimento, sob a égide que este já possuia turbina para triturar o açúcar.

O governo imperial, interessado na exportação, para atender a demanda europeia, incentivava os colonos pelo cultivo de cana-de-açúcar, algodão e criação de gado, base da economia local, aproveitando as condições climáticas, acessibilidade, com fácil acesso a água e a fertilidade da terra, massapê (feldspato). Sete anos depois, em 21/07/1871, o governo da província, através da Lei nº955, assinada pelo seu vice-presidente, Dr. José da Silva Maya, elevou a freguesia de São José de Penalva, à categoria de Vila, desanexando o Engenho de Sansapé, da Vila de Viana e anexou-o a então Vila de São José de Penalva.

Comentários

  1. Vamos corrigir a data da Fundação da nossa cidade com base na Lei 510.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ter conhecimento da história de penalva

    ResponderExcluir
  3. DR.IVALDO CONTRIBUINDO PARA A VERDADEIRA HISTÓRIA DE PENALVA. REALMENTE ESSA DATA COMEMORATIVA - 10/08/1915 - NÃO É O MARCO INICIAL DA NOSSA HISTÓRIA. TEMOS COMO EXEMPLOS DOIS VIZINHOS: VIANA E MONÇÃO. O ANIVERSÁRIO DESSES MUNICÍPIOS É COMEMORADO QUANDO AMBOS PASSARAM A VILA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário