O PULO DO GATO

 

O PULO DO GATO
Dicionário Popular e mais.


O pulo do gato é uma expressão de origem popular que significa uma ação em que o indivíduo se diferencia e ganha destaque. A história que conta o surgimento da expressão diz que uma onça pediu a um gato que lhe ensinasse como saltar e fazer acrobacias. Assim, a onça achou que o gato não escaparia das suas garras. Mas, quando a onça tentou caçar o gato, ele conseguiu fugir fazendo um salto diferente, que não tinha ensinado a ela. O gato teria dito à onça: você acha que vou te ensinar o pulo do gato?

O pulo do gato, literalmente falando, é coisa muito interessante, o gato quando cai do telhado, faz sete movimentos corporais e preventivos até chegar ao chão. Quando toca o solo o faz tão suave como se tivesse um amortecedor de impacto nos pés. Ele protege a cabeça, gira o rabo, posiciona as patas, alinha o corpo e arqueia a coluna. Ao tocar o solo se solta por inteiro e rola somente uma vez, ainda protegendo a cabeça.

No mundo dos negócios, o pulo do gato é conhecido como aquele momento em que o empreendedor inova e sai na frente da concorrência e do mercado. É a razão do sucesso, porque o mundo é exigente! Podemos dominar nossa área de trabalho, conviver bem com colegas e familiares, ter autoconhecimento e viver tranquilo durante toda vida. Estamos apenas na zona de conforto. Para dar o pulo do gato é preciso ir além: surpreender, ultrapassar limites, evoluir e deixar um legado. O pulo do gato não se ensina, apenas se recomenda.

Na política brasileira o pulo do gato é previsível, está nas grandes coalisões, com mais espaço na TV e caixas abastecidos, com altas cifras. Sobressai-se as maiores lideranças, a quem cabe a maior fatia. Nessa disputa, mais do que nunca, o debate sobre o destino das cidades e de questões específicas e locais, deve ser ofuscado, já que o ambiente eleitoral está profundamente exacerbado pela disputa política que vive o país. Mais ainda, impulsionado pelos grandes grupos de mídia. “Não importa o pulo do gato, o importante é que ele pegue o rato”.


Comentários