VIVA ÁGUA

 




VIVA ÁGUA

 

 

Seja Água! Viva Penalva! ...

 

                     Vamos celebrar as águas da nossa terra. A oferta de água doce está sendo ameaçada no planeta. É preciso unirmos forças, disseminando essa informação de forma pacífica e interativa. Vamos juntos fortalecer a luta daqueles que querem um rio livre, expandindo o debate e com isso construirmos uma rede de diálogo, articulada com ribeirinhos, estudantes e toda comunidade adjacente.

                      A vida é governada pela água. O rio é essencial para o equilíbrio do bioma e todo ecossistema. Não existe vida sem água. Somos defensores do Rio Cajari, livre!!! ...  Somos defensores de uma instância decisória na gestão política que incida sobre a bacia hidrográfica do Rio Cajari, da nascente, lagos e todo o seu banhado.

                       Em Penalva as águas naturais são controladas pelo Lago Cajari, alimentado pelos lagos Capivari, Formoso, Lontra e afluentes. Essa região vem passando por grandes transformações nos últimos dez anos, sofrendo com grave desmatamento. Com a barragem, deixa de existir o rio, a água fica represada, impedindo o seu fluxo, a reprodução de peixes e favorecendo o acelerado assoreamento de toda a bacia.

 

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS:

- A privação de nutrientes nas várzeas, porque não tem mais o

   fluxo de sedimento após a barragem;

- O desenvolvimento de plantas invasoras, como os aguapés;

- A falta da correnteza, dificulta o cruzamento de peixes.

 

                        A água nos une como elemento essencial à vida. Mas diante dos prejuízos, interpostos, que a barragem trouxe para o rio, interrompendo o seu curso, temos que fortalecer a luta dos ressentidos que buscam protegê-lo. Viva a água! ... Seja um guardião do rio!O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO! ...” 

 

                                           

Comentários

  1. EXPRESSIVO TEXTO DO DR. IVALDO SOBRE O RIO CAJARI. TORNA-SE NECESSÁRIO A CONSTRUÇÃO DE UMA PEQUENA PONTE, SOBRE A BARRAGEM, PARA O ESCOAMENTO DA ÁGUA.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, prezado amigo, o seu comentário revela sensatez nesta causa justa em favor da nossa querida Penalva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário