BANHO DE RIO: UMA TRADIÇÃO DE PENALVA

 

 

 

  

BANHO DE RIO: UMA TRADIÇÃO DE PENALVA

 

 


O banho de rio é um mergulho na tradição penalvense, este ambiente balneário faz parte dos costumes do povo de Penalva. Infelizmente, após a construção de uma inadequada barragem, esse cenário mudou, porém, a boa vontade de filhos da terra, como eu, isento de qualquer interesse pessoal, a balneabilidade foi substituída pelo atracadouro, um espaço social destinado a embarque, aqui chegado pela minha influência e ora transformado em local de banho, que passou a ser, também, uma atração turística.

O calor é parte de toda esta tradição, faz o ar da cidade ficar mais quente e convida as pessoas para o banho ao longo de todo ano. Embora a pluviosidade proporcione períodos mais favoráveis, é a qualidade da água que define o uso do banho e a criação de locais, como a baixia do Parcel de Chapadinha, no fundo do lago, com suas águas frias e cristalinas.

O banho de rio é uma sensação de bem-estar, refresca o corpo e a alma. Entrar na água exige alguns cuidados, ainda mais porque não há salva-vidas. Para segurança, mesmo de quem sabe nadar, o banhista deve entrar na água somente até a altura da cintura. Em Penalva foi esta a principal atração de turistas, durante muito tempo, principalmente na época da estação das águas, atraindo centenas de pessoas à procura de lazer e diversão; com realce na semana santa. A inadequada barragem limitou o rio e, também, o banho ao interromper o ciclo das águas. Mas, é importante reconhecer que o banho de rio não perdeu o seu encanto. Hoje, é sobre o atracadouro que a alegria se concentra. 

É claro, a acessibilidade é importante, porém, não para matar o bem mais precioso que a natureza deu para nossa terra, o rio.  Se a justiça dos homens não fizer o julgamento, DEUS, na sua infinita bondade, haverá de cobrar, dos feitores dessa obra, a reconstrução da ponte que caiu.


Comentários